14 de agosto de 2012

o gigante adamastor

o mar tenebroso povoado de monstros

se uma cousa tivérom em comum os navegantes portugueses e os castelhanos (castelhanos? ou galegos, bascos, andaluzes?) foi a superaçom de todas as crenças e mitos que desde a antiguidade povoavam os portos europeus. 

a ideia do horizonte acabar em abismo nom é fantasia de johnny deep para os seus piratas, nom. e que os fundos marinhos e as costas afastadas eram berço de monstros e animálias nom é invento de júlio verne ou o capitám nemo. era uma seguridade para todos os mareantes antes do século XV. por algo o nome do oceano era mar tenebroso.

a grande fazanha de vasco da gama, bartolomé dias ou cristóvão colombo nom foi ter cruzado os oceanos, mas a de tê-lo feito apesar do medo.

adamastor de jorge colaço, no palace hotel de buçaco
 e isto reflice-o magistralmente luis de camões n'os lusíadas, uma das obras canónicas da literatura portuguesa. os lusíadas é uma narraçom em verso da viagem de vasco da gama para encontrar a rota à índia. camões coloca no passo do atlântico ao índico um gigante monstruoso, de mitológica origem grega e de nome adamastor, que recebe aos navegantes portugueses e os ameaça com o fracasso.

se queredes ler o trecho do adamastor nos lusíadas, aqui tedes uma versom comentada.

disto é do que fala o poema aventura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário